segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Gosto tanto do dia 26 de Dezembro!



Quando era criança lembro-me que ficava sempre meia nostálgica no dia 26 de Dezembro. O Natal que eu tanto adorava já tinha passado e era preciso esperar um ano para voltar a ter toda a família reunida em casa e embrulhos debaixo da árvore. Hoje, não que queira ver o Natal passado até porque  continuo a gostar imenso desta época, mas começo a gostar cada vez mais da calmaria do dia 26 de Dezembro. De estar em casa (felizmente tenho conseguido sempre tirar férias depois do Natal) e ver os miúdos a usufruir dos brinquedos novos um dia inteiro de pijama vestido. A mesa ainda está cheia de doces e o cheiro a forno continua pela casa. Tudo como no dia de Natal, mas sem o stress com que agora vivemos estas festas.
No inicio de Dezembro, o Natal é sempre perfeito, começa-se a fazer as primeiras compras, faz-se a árvore de Natal ao som das músicas de que temos saudades, combinam-se jantares entre amigos e pensa-se numa sobremesa especial para fazer na noite da consoada. Mas depois os dias passam a uma velocidade tão grande que deixa-se de conseguir fazer tudo como havíamos sonhado e começamos a correr sem usufruir do espírito. É preciso fazer compras de presentes para os quais não temos qualquer ideia, é preciso encher o frigorifico, ter a casa limpa e roupa escolhida a preceito. Andamos a correr para conseguir fazer tudo e ficamos parados em filas intermináveis de trânsito e dentro de lojas onde estão mais de 30 graus. Este ano não tive nenhum dia só para mim antes do Natal para poder ir às lojas que mais gosto para comprar aquele presente especial para quem mais merece. Todos os anos consigo dedicar um dia a compras, mas este ano, com o Natal a ocupar um fim-de-semana foi tudo muito mais difícil. O Natal foi cá em casa e eu adoro receber. Dou valor a pormenores e dedico tempo a pensar em coisas pequenas, mas fico sempre com a sensação que não cheguei a servir algo que tinha preparado nem a ver certos presentes que os outros receberam porque há sempre mais alguma coisa a fazer. Este ano, fizemos para centro de mesa uma árvore de natal de bombons coloridos. Fazemos sempre algo de diferente para a mesa enquanto o bacalhau está ao lume: marcadores de lugar, fotografias para enviar, postais personalizados... Eu gosto sempre de os envolver nos preparativos. Os miúdos adoraram fazer este trabalho e a nossa mesa ficou muito especial.
Chega então o dia 26 de Dezembro e a casa volta a sossegar um pouco mais. Não há horário para acordar nem para as refeições. Estamos todos cansados, mas felizes e descontraídos. Voltamos a conseguir conversar e agora sim a usufruir do Natal em pleno! Pena o centro de mesa estar praticamente comido!!!

Nenhum comentário: