segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Bolachas sem açúcar para um chá de domingo

No comboio que me trouxe do Porto para Lisboa a meio da semana passada, descobri numa revista uma receita de bolachas de banana, aveia e chocolate negro. Dobrei o canto à página, como se colasse a etiqueta "a experimentar", mas verdade seja dita, nunca mais a voltei a ler. Até ao final de tarde de sábado, quando voltava gelada para casa e me apetecia mesmo era enfiar-me no forno! Abri a revista e, claro, não tinha todos os ingredientes! Tão típico cá por casa! Não tinha manteiga sem sal, mas tinha manteiga de amendoim, ainda para mais a terminar o prazo de validade e a pedir para ser gasta. Resolvi inventar: e que tal bolacha de banana, com manteiga de amendoim, aveia e chocolate negro? Se assim pensei, melhor o fiz. Segui à risca a receita, mas retirei todo o açúcar. A manteiga de amendoim é demasiado calórica, doce e forte para ainda juntar açúcar!
Os miúdos protestaram por lhes faltar açúcar. E faltou, é verdade, mas ficaram muito saborosas e desapareceram num instante! Quero voltar a fazê-las mas prometo pôr uma colher de sopa de açúcar amarelo. Vão ficar ainda melhores, aposto! Digam lá se não ficaram com um aspeto maravilhoso!

Como fiz?
Juntei ao puré de uma banana madura, uma colher de sopa bem cheia de manteiga de amendoim. acrescentei um ovo, duas colheres de sopa de farinha de trigo e uma chávena bem cheia de flocos de aveia. Piquei chocolate negro grosseiramente e envolvi.  15 minutos no forno e estavam prontas!
Se as fizerem para o próximo chá de domingo, não se esqueçam de juntar uma colher de açúcar amarelo. Bolachas querem-se doces, verdade?

Nenhum comentário: