quarta-feira, 24 de junho de 2015

Doutor Finanças

Na semana passada tive a oportunidade de fazer um workshop com o Doutor Finanças. Já conhecem?
Eu não conhecia e fiquei fã, absolutamente.  Tenho que confessar em entrei céptica no jogo a pensar que era impossível alguém conseguir poupar sem o aumento de um cêntimo ao final do mês. Temos tudo controlado e sabemos que aquilo que ganhamos já tem destino: pagar a prestação da casa, água, luz, escolas, médicos, etc ,etc. Mas e se antes de pagarmos qualquer uma dessas coisas obrigatórias, pagarmo-nos a nós próprios? Se tirarmos logo algum dinheiro de parte, deixamos de o ver, mas ele fica para nós, apenas num outro canto. É um truque de poupança e eu que o faço desde o início deste ano, como aliás vos dei conta na altura, posso garantir que sim, resulta!
Sem entrar muito nos conteúdos do workshop, que não estou aqui para tirar o protagonismo a alguém, dizer apenas que um passo muito importante para equilibrarmos as nossas contas é fazer um orçamento. Saber para onde vai cada cêntimo. Tem total consciência onde gastam tudo ou são como eu que às tantas olho para o extrato e pergunto, mas como é que já só tenho isto?
Outra ideia é dividir o nosso salário e encontrar o nosso valor hora para sabermos avaliar melhor se compensa de facto dar aquele dinheiro por aquele produto. O truque para evitar o consumo sem nexo é pensamos quantas horas temos que trabalhar para comprar aquilo. Giro, não é?
E, não menos importante:  tornarmo-noss negociadores. Somos sempre os mesmos 10 milhões em Portugal e as empresas têm que fazer as melhores condições para ter o máximo de clientes, logo, se achamos que gastamos muito com um serviço, há que tentar negocia-lo ou então mudar para outra empresa.
Poupar dá trabalho, claro que dá. Mas olhem que compensa!
O workshop foi super dinâmico e por isso acho que não perdem nada em saber mais… porque a vida não está fácil!
Para quem quiser descobrir mais: www.doutorfinancas.pt ou tel. 213 520 556.

Nenhum comentário: