sexta-feira, 2 de maio de 2014

Aprender a comer, com Andreia Santos

Quando há um mês, mais coisa menos coisa, recebi o convite para o lançamento do livro "Comer bem sem sacrifícios" de Andreia Santos e do Chef Hélio Loureiro, escrevi logo na minha agenda com a devida etiqueta "Não faltar". Depois a minha vida complicou-se com uma consulta adiada para essa data e com trabalho até ao teto. Ainda assim, não risquei a agenda. Tinha que conseguir dar um pulo ao lançamento. Tinha que conseguir e consegui. Eu gosto de livros. Gosto, gosto muito. E gosto ainda mais de ouvir os próprios autores falarem dos seus próprios livros. De como chegaram ao resultado final que todos podemos encontrar em qualquer livraria. Dois dias antes do lançamento do livro, vi a entrevista que a nutricionista Andreia Santos deu no programa "5 para a meia-noite"  e por isso já sabia que ia adorar assistir à apresentação do livro. Gosto de gente assim: genuína, cheia de garra e apaixonada pelo que faz. Gosto de gente verdadeira. E a Andreia que eu não conheço, nem fiquei a conhecer pessoalmente no lançamento, é uma pessoa assim, franca. Tenho o livro comigo, já fiz etiquetas mentais do típico "tenho que experimentar" em montes de receitas que o chef Hélio Loureiro apresenta, mas do que eu mais gosto do livro é mesmo a maneira como ela nos incentiva a ter uma vida saudável, porque de facto, tudo está na nossa atitude. O que não falta no mercado é livros sobre dietas, de receitas saudáveis, de como emagrecer. Mas este não os repete. Dá, isso sim, um empurrão na motivação e desmistifica algumas ideias pré-concebidas sobre alguns alimentos, como os ovos e o marisco, por exemplo. Mostra-nos que comer de forma saudável não implica só a monotonia dos cozidos e grelhados. Mostra-nos que é possível ter sabor, ter molho (verdade!), mas de forma inteligente. A vida é curta demais para estarmos sempre agarrados à culpa de gostar de comer. Se fizermos as escolhas certas, se soubermos mesmo o que estamos a comer, conseguimos não abdicar dos prazeres da mesa! Mais do que direcionado a quem quer perder peso, este livro é dedicado  quem quer ser mais saudável e cuidar mais de si.
O livro tem edição da Casa das Letras, Grupo Leya, e é uma boa sugestão para trazer da Feira do Livro de Lisboa que começa no fim do mês.

Nenhum comentário: