segunda-feira, 31 de março de 2014

O bolo

Não sabia muito bem o que fazer para o meu bolo de aniversário. Lá está o velho ditado: "casa de ferreiro, espeto de pau"! Eu que estou sempre pronta para fazer bolos para toda a gente, bolos porque está de chuva e faz frio, bolos porque está um sol inspirador, cheguei à véspera do meu aniversário e não sabia muito bem o que fazer. E foi por isso que me socorri de um livro SOS que tenho cá em casa e nunca me deixa ficar mal: "Os Bolos da Julie". Diz ainda o título "Doces momentos para toda a família" e a verdade é que tem sido assim que tenho feito bolos para mim e para os meus em dias de festa de família!
Escolhi o Bolo de Limão com mirtilos e sementes de papoila. Como não tinha mirtilos, decidi juntar morangos, não à massa do bolo, mas no prato a acompanhar. Foi uma ligeira adaptação de uma receita que me parecia promissora. E superou as minhas, nossas, expectativas. Tão bom, tão fresco! Eu sou fã de bolos de limão e sobremesas de limão. São mais frescas e menos enjoativas. E em dias de festa em que se cometem sempre alguns excessos, resultam sempre bem.
E fiz assim:
Juntei 220g de farinha com duas colher de chá de fermento e meia colher de chá de sal. À parte misturei 500g de iogurte grego natural, com 195g de açúcar, 3 ovos e a raspa de dois limões grandes. Misturei bem os ingredientes secos com esta mistura do iogurte e acrescentei uma colher de sopa de óleo vegetal e 2 colheres de sopa de sementes de papoila. Foi ao forno durante 50 minutos e ficou lindo!!!
À parte fiz ainda um molho com o sumo dos dois limões e 50g de açúcar e reguei o bolo, já frio. A receita diz para o fazermos ainda com o bolo morno, mas como estava a fazer o bolo com 24 horas de antecedência, resolvi só colocar o sumo mais tarde e a verdade é que resultou na perfeição! Antes de servir polvilhei com açúcar em pó.
Às fatias juntei uma mão cheia de morangos cortados em cada prato e o contraste ficou maravilhoso. Os mais gulosos podem juntar chantilly ou uma bola de gelado de baunilha ou nata, que deve ficar bom, bom, bom!
Gostámos todos tanto que para o próximo aniversário cá de casa, que não demora mais de duas semanas, estou a pensar repetir!
A Julie Deffense nasceu nos Estados Unidos, mas vive em Portugal há quase 15 anos. Faz vários workshops de cake design e é uma verdadeira inspiração. Depois de já ter experimentado tantas e tantas receitas doces dela, que saem sempre todas bem, tal como as fotografias do seu livro, quero muito vê-la a trabalhar ao vivo e aprender mais com ela!
Se quiserem saber mais sobre os bolos da Julie podem ir aqui https://www.facebook.com/thegreatamericancake

Nenhum comentário: