quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

O livro de Manuel Forjaz

Há umas semanas fiquei colada à televisão a ver um homem, doente oncológico, falar de forma tão descontraída, quase alegre, do cancro. Até àquele momento nunca o tinha visto nem ouvido falar dele, mas também nunca tinha visto ninguém falar daquela maneira enquanto doente. Fiquei ali, quase sem querer respirar para não me distrair de tudo o que ele dizia e de tudo o que ele transmitia só com o olhar... e com o sorriso. Era o início de um ciclo de presenças na TV. Começou o programa "28 minutos e 7 segundos de vida" na TVI24 e eu todas as semanas quero ver e ouvir. A ele deve saber muito bem falar, mas acho que não sabe o quanto é bom ouvi-lo falar. Manuel Forjaz tem agora também nas bancas um livro "Nunca te distraias da Vida" e mais uma vez volta a afirmar-se como alguém despretensioso que sabe o que é lutar sem baixar os braços. Alguém que sabe viver com uma terrível doença, sem perder o humor, o amor próprio e a alegria de viver. A sua agenda continua preenchida até mais não. Continua a viver a vida como sabe: com total entrega e intensidade. É um profissional arrojado, que sempre soube arriscar, que nunca mostrou medo, tal como não o demonstra agora que enfrenta uma terrível doença. "Nunca te distrais da Vida" não é um livro de auto-ajuda nem pretende ser um livro de aconselhamento para um bom comportamento enquanto doente. É, acima de tudo, um livro inspirador, que mostra como se pode lutar sempre e até sempre pela vida. Porque como ele próprio diz, ele pode vir a morrer desta doença, mas a doença nunca poderá matá-lo enquanto ele tiver vida para viver!
Eu já perdi gente de quem gostava verdadeiramente para esta maldita doença e 2013, o último semestre de 2013, foi particularmente difícil para a minha família. Custa-me muito aceitar que pode não haver volta e nunca perco a esperança. Acho que todos somos um bocadinho assim. Tal como também acredito que todos podemos seguir o exemplo de Manuel Forjaz e agarrarmo-nos ainda mais à vida. Ele, melhor que ninguém, sabe bem do que fala...
O livro tem edição da Oficina do Livro, do Grupo Leya.

Nenhum comentário: