quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Muito OBRIGADA Lígia Casanova

No final da semana passada recebi um dos comentários mais inesperados aqui num blogue. Um comentário assinado pela artista plástica Lígia Casanova. Estremeci com as palavras simpáticas que me dirigiu e fez-me ganhar o dia, a semana, o mês. Quando a Matilde foi operada a um rim no dia 3 de Outubro conheci o trabalho desta artista já tantas vezes premiada e referenciada internacionalmente. Quando entrei em Santa Maria a Matilde ainda dormia, mas depressa abriu os olhos assim que entrou na sala de espera/entrada do piso de cirurgia pediátrica. Abriu os olhos e sorriu. Saiu do meu colo e quis ir "mexer" no telefone, chegar à bola, espreitar o avião. Riu-se com o copo das escovas de dentes e ficou de olhos presos ao teto a olhar para aquele astronauta, (o mesmo que cativou o irmão, que no dia em que a foi visitar me disse: "sabes que eu gostava de ter isto no teto do meu quarto?")! Acho que a Matilde, no dia em que chegou, não percebeu que estava no Hospital. Uma casa assim, com aquelas paredes e com aquele teto não cheira a hospital. Entrámos para o bloco operatório e quando saí de lá, já sem a Matilde, entretanto já a ser operada, eu não vinha a chorar, para grande espanto meu que sou uma verdadeira mariquinhas, nestas coisas. Sentei-me naquela sala e estive ali três horas à espera de notícias. Levantei-me várias vezes, também eu para "mexer" no telefone, para ver de perto a bola, para fitar o avião. E decorei um nome: Lígia Casanova. Que trabalho fantástico! Senti-me bem ali e nem quis sair para beber um café ou apanhar ar como recomendação dos médicos e enfermeiros. Estava bem, tranquila, serena, apenas à espera. À noite, procurei na net pelo nome da Artista e descobri mais e mais trabalhos maravilhosos. Escrevi um post. Uma descoberta destas não podia ficar só para mim. Qualquer pessoa deve conhecer o trabalho desta "nossa" artista, e em particular qualquer mãe!
Mas se a Lígia Casanova é alguém de sucesso e surpreendente, não é só por ter talento. Para além de ter comentado este meu blogue tão caseiro ainda teve a amabilidade de me telefonar a agradecer o que escrevi. Uma simpatia e humildade sem igual. E depois, como se isso já não fosse o bastante, ainda nos surpreendeu mais a todos quando abrimos hoje a caixa do correio e encontrámos um presente para a Matilde. Muito, mas mesmo muito obrigada Lígia Casanova por espalhar tantos sorrisos por aqui! Nós, nunca vamos esquecer como conseguiu transformar um dia péssimo numa memória tão feliz!

Nenhum comentário: