terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Ideias para sobreviver para quem trabalha em casa


Todos temos a ideia que trabalhar em casa é um luxo, que gerimos os nossos horários, somos donos e senhores do que queremos fazer e quando o queremos fazer e tudo corre às mil maravilhas. Em parte é verdade, de facto é mesmo um luxo podermos dispor do tempo como quisermos, mas eu que ando nisto há um ano tenho a dizer que a coisa é muito mais complicada do que pode parecer. Houve uma altura em que já não me estava a reconhecer: comecei a ficar desmotiva, perdida, sem ânimo. Porque não é fácil não termos ninguém para conversar quando olhamos para o lado, nem a quem mostrar o último par de sapatos. É fácil cair no desleixo e vestirmos todos os dias de forma igual. Não há quem nos veja nem se importe com isso… mas não há maior erro. O que vestimos condiciona a nossa maneira de trabalhar! Assim decidi fazer uma lista daquilo que nós, que trabalhamos em casa podemos fazer para melhorar o nosso dia-a-dia. A mim ajudou-me. Espero que a vocês também!
Vestir-se bem:
A nossa roupa condiciona o nosso comportamento. Esta teoria comprovei-a há mais de dez anos quando trabalhava em rádio. Se ia com uma roupa qualquer, quase aquela com que se está em casa, numa tarde de domingo,  de chuva (custava-me taaanto trabalhar ao fim-de-semana sem ninguém no estúdio…), então a voz não me saia bem. É preciso estar confiante, com uma imagem bonita, para transmitirmos confiança aos outros pelo nosso trabalho: a quem nos ouve, a quem nos lê.
Sair sempre de casa:
Nem que seja para ir às comprar, beber café, comprar pão. É importante ver gente, sentir a rua, ver as novidades (nem que seja os novos bolinhos da pastelaria ao lado de casa!).
Ter uma agenda cheia e ser rigorosa com horários:
Claro que dá jeito estender roupa enquanto esperamos a resposta de um e-mail, mas o ideal é fazer um horário, não misturar tudo. Eu por exemplo, optei por ocupar a hora que todos os dias perdia no trânsito de manhã, com as tarefas domésticas: estendo roupa, faço camas, tiro a loiça da máquina, aspiro, sacudo tapetes. Faço tudo com pressa como se fosse mesmo sair de casa e à hora em que estava antes a chegar à redacção sento-me à secretária a trabalhar. E repito a fórmula à tarde.
Telefonar a amigos e marcar almoços:
É bom pouparmos o dinheiro do almoço, mas uma vez, de vez em quando, ir almoçar com uma amiga só nos faz bem, dá-nos energia para continuar a nossa jornada. E lá está: saímos, arranjamo-nos, damos conta das novidades e voltamos muito mais motivadas. E agora que somos nós que dispomos do nosso tempo é mesmo altura de reatar contactos e amizades!

E por último,ter uma meta. Ter uma grande meta e estabelecer objectivos pré-definidos diariamente.

Um comentário:

Marisa Luna disse...

Que boas dicas!!!
Não trabalho em casa, mas acho que gostaria e só seguindo regras destas conseguiria aliar o que gosto de fazer à produtividade, sem me tornar ansiosa ou deprimida.
Beijocas