segunda-feira, 4 de março de 2013

Fomos à Quinta!




Neste domingo conseguimos aproveitar as últimas horas de bom tempo e fomos até à Quinta Pedagógica dos Olivais. Eu já lá tinha estado mais do que uma vez em trabalho, mas ainda não tinha levado lá os meus miúdos. E é um espaço sempre tão, mas tão agradável de visitar. Chegámos perto das quatro da tarde e tivemos uma hora e meia ali, entregue aos bichos. E foi como uma botija de oxigénio. Sair, mudar de ares, mostrar coisas que nos escapam no dia a dia. Embora no meio de prédios, e bastante altos, a Quinta Pedagógica dos Olivais, leva-nos para fora de Lisboa. Há burros, vacas, porcos, ovelhas, cabras, coelhos, galinhas e pavões. Há cavalos e patos e hortas para visitar. Há espaço para correr e dar pontapés na bola e rebolar na relva e fazer um desenho. E, muito importante nos dias que atravessamos: tem entrada gratuita. Nem sequer necessita de inscrição prévia. Basta ter vontade de passear entre a bicharada, pegar no carro, estacionar (à porta) e entrar no campo. Ouvir o barulho dos animais, vê-los a comer, a correr, a viver.
Este é sem dúvida um dos espaços que mais recomendo para levar as crianças na primavera que não tarda está aí. Hoje não parece. Aliás, parece que o mau tempo veio para ficar durante toda a semana, mas assim que a tempestade passar é pegar nos miúdos e ir passear!!!
Para os mais artísticos, acrescentar apenas que a Quinta Pedagógica tem um calendário muito interessante de actividades… lá está, pedagógicas! Os miúdos, com os pais, irmãos, avós, tios, sei lá, podem dar de comer aos animais, podem cozinhar e transformar o que a horta dá em boas compotas, podem fazer pão e bolos. Os interessados devem consultar o calendário de actividades para a família, estabelecido mês a mês e fazer a inscrição. Mais uma vez, ninguém tem que pagar…



E esta árvore cheia de chuchas?! Achámos tanta graça! Está carregadinha daquilo que os bebés mais perdem em passeio: chuchas, fraldas de pano, babetes...


Nenhum comentário: