quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Campanha XXS: EU VOU AJUDAR

Porque eu também tive uma filha às 37 semanas de gestação. Porque ela precisou de ficar nos cuidados neonatais. Porque fomos muito bem recebidas no serviço de neonatologia do Hospital Fernando Fonseca – Amadora Sintra. Porque fiquei de beiço caído quando dias após termos ido para casa recebemos a visita de uma enfermeira, para saber como estava a Matilde. Porque quando a levaram para a unidade neonatal usou roupa do hospital, depois de terem perdido a primeira roupinha dela. Nunca a pedi de volta, só queria a minha bebé e logo na altura pensei que iria fazer mais falta aos bebés que para ali todos os dias são reencaminhados.

Quando ontem recebi este e-mail a dar conta da iniciativa, não pensei duas vezes. Eu vou ajudar e oferecer botinhas de lã para os bebés prematuros.

A campanha é esta:

XXS-XXL Pequeno no tamanho, Grande no coração

A XXS-Associação Portuguesa de Apoio ao Bebé Prematuro, com a Secção de Neonatologia da Sociedade Portuguesa de Pediatria, desafia os portugueses - crianças, jovens e adultos, homens e mulheres - a tricotar gorros e botinhas em lã própria para bebé, com medidas mais pequenas, adequadas a bebés de baixo peso à nascença.
“Pequeno no tamanho, Grande no coração” é mote da campanha que tem como objetivo alertar para a realidade dos nascimentos prematuros, ao mesmo tempo que contribui para dotar as Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais de todo o País de roupa adequada a estes bebés.
O que pretendemos é “pedir a todos os portugueses que aqueçam os corações dos bebés XXS, os corações dos seus pais, dos irmãos, da família, dos amigos, dos profissionais de saúde que os acompanham dia-a-dia e de todos aqueles que quiserem contribuir para as Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais de todo o País”. Embora possa parecer complicado, “tricotar botinhas e gorros é bem mais fácil do que possam imaginar, basta uma vontade grande de ajudar!” assegura Paula Guerra, da Direção da XXS.
A entrega dos gorros e botinhas deverá ser feita nos dias 15, 16 e 17 de Novembro nos stands da XXS que vão estar localizados nos centros comerciais Fórum Sintra, Fórum Almada e Coimbra Shopping. No final da Campanha, todos os gorros e botinhas conseguidos reverterão para as várias Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais de todo o País.
Em Portugal, nove em cada 100 bebés nascem com menos de 37 semanas de gestação, e um por cento dos recém-nascidos tem menos de 1.500 gramas. Os prematuros representam um terço da mortalidade infantil no nosso país. As crianças que nascem antes do tempo têm problemas específicos que exigem apoios especializados.
Para mais informações sobre a XXS e sobre a campanha “Pequeno no tamanho, Grande no coração” consulte:
http://www.xxs-prematuros.com/
http://www.facebook/xxs.prematuros
http://www.lusoneonatologia.com/pt/pagina/1/quem-somos/

Nenhum comentário: