terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Domingo em família sem gastar um 'tusto' VI












No meu jantar de turma de faculdade, uma amiga falava-me do meu blogue e lembrou-me desta “rubrica” que tinha iniciado lá para o Verão, acho eu, sobre ideias para fazer com a filharada, sem gastarmos dinheiro por isso. E ontem, de facto, tivemos um domingo tipicamente nosso. Neste Janeiro solarengo (o mais solarengo de que tenho memória, sem qualquer dúvida), peguei na cesta e nos miúdos e fomos fazer um piquenique. O sábado foi completamente atípico: o pai esteve a trabalhar o dia inteiro e quando regressou a casa fui eu que saí para o jantar da faculdade. Ora, impunha-se na minha cabeça ter um domingo inteiramente dedicado à minha família. A estarmos os cinco, a brincarmos os cinco, a comermos os cinco, a rirmos os cinco. Depois de um café da manhã, numa das “nossas” esplanadas, o pai foi surfar e eu peguei nos miúdos para tratar do almoço. E do que é que a minha filha mais nova se lembrou: de fazer um piquenique, pois então. E fizémos. A hora do almoço estava quente, cheia de sol, sem vento, e por isso, porquê negar? Peguei na manta e na cesta de piquenique, fiz uma salada de frutas, cozi ovos para juntar à sala de alface, maçã e milho, levei o pacote de batatas fritas, as bolachas de água e sal e o doce de abóbora (em casa somos fãs de compotas), sumos individuais, iogurtes e água, e seguimos para a praia, à espera do pai. Estava-se tão bem. Um sol quente a bater nas costas. Os miúdos de chapéu a correrem de meias pela praia, livres, sem gritos nem birras. A mais crescida levou bonecas e comida de plásticos para alimentar a brincadeira. Ele levou a bola. A mais pequena perdida na areia, a mexer, a olhar e, inevitavelmente, a comer também! O pai juntou-se a nós surpreendido por estarmos ali, com a manta estendida e a cesta recheada. Aproveitámos o sol. E por momentos esquecemo-nos que estávamos no Inverno. E foi tão bom...

Nenhum comentário: