sábado, 31 de dezembro de 2011

Para abrir as hostilidades!!


Hoje, o dia começou com umas belas panquecas ao pequeno almoço... maravilha!
Bom dia e Feliz Ano Novo!!!

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Preparativos


Não sou grande fã de Passagens de Ano. Nem sei bem porquê, mas de facto não sou. Custa-me perceber porque raio deitamos foguetes por ver um ano ir embora, ainda por cima se ele não nos trouxe directamente nada de mal, se continuamos a estar com aqueles que mais amamos, se estamos bem e os nossos estão de bem. E porquê brindar ao ano novo que não sabemos o que nos vai trazer, o que nos pode fazer, o que nos pode levar. Ao mesmo tempo gosto da sensação de começar de novo. De ter novas ambições, projectos, desejos. De arregaçar as mangas (nem que seja só nos primeiros dias) e pôr em curso algo há muito esperado. É por isso, uma noite que não deve ficar em branco, que deve ser assinalada. Mas ao meu gosto, sem grandes confusões, euforias gritantes. Já fui para o Algarve, já fiquei mais perto de uns, mais longe de outros, mas o que eu gosto mais é de estar tranquila. Troco música aos berros por uma boa noite de conversas. Gosto de fazer brindes e dar abraço e, acima de tudo, ouvir, ouvir os outros. E é nisso que estamos a trabalhar. Nada de muito espectacular, mas com alguns apontamentos. Quero passar a noite junto dos meus, dos 1 aos 85 (literalmente), mas vamos todos dançar, beber e festejar. Festejar sobretudo ao facto de estarmos novamente todos juntos. Sempre.

So far, so good

Hoje estou sozinha em casa com eles os três. Tenho mil e uma coisas para fazer, mas até agora estou a cumprir surpreendentemente. O F está com uma senhora dona constipação e a M anda numa altura em que chora se eu saio do raio de visão dela por um milésimo de segundo. A C quer atenção, quer que brinque com ela, que a jude a pintar com aguarelas, que cozinhe com ela, que vista bebés... Ando tão depressa cá em casa que até faço vento, mas até agora tudo bem. Já tirei a loiça da máquina, já tirei a roupa e estendi. Já fomos todos à rua tirar fotocópias para o processo da Emel, já fomos aos correios para enviar a prometida carta regista com aviso de recepção, etc, etc. Fomos comprar fruta e legumes e encomendar pão e queijinhos frescos para festa de amanhã. Fomos ao supermercado, à farmácia e ao talho. A meio caminho ainda parámos na pastelaria para fazer um lanche e com uma pausa rápida no parque. Viemos para casa e já fiz duas sopas: uma para a mais pequena com carne, outra de legumes para os mais crescidos. Fiz almondegas e arroz. Dei-lhes o almoço e já dormem os dois mais novos. Entretanto fui ao lixo porque não se aguentavam as fraldas com cocó. Segue-se uam tarde longa. Quero passar a roupa toda porque numa família de cinco elementos roupa é sinónimo de praga e eu não quero levar pragas para o ano novo. Prometi-lhes que iam andar de trotinetas e tenho que lhes dar banho, arrumar a cozinha, apanhar mais roupa e tudo e tudo e tudo. Ufa, que até a escrever fico cansada!

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Eu não acredito nelas, mas que as há, há

E eu acho que devia consultar uma, a ver se esta onda menos boa passava. Oh, bolas, eu que não nada de me queixar, tenho que desabafar. Primeiro fui eu que uns dias antes do Natal fiquei com uma bela de uma pneumonia que ainda me mantém a antibiótico. A minha sogra foi internada um dia depois e ainda permanece no Hospital, o que implica que na altura em que devia ter mais apoio, estou completamente entregue a mim. Seguiu-se uma semana de multas e desentendidos absurdos. Mais trabalho, mais coisas para resolver. Ontem, quando chego à escola dos miúdos tinha a cria mais nova com a cara feita num bolo: caiu e bateu num carrinho. Lindo serviço. E agora, há coisa de minutos, ligam-me a dizer que o F estava com 38,8º. Mais nada? Hum?

A Loja da Amélia


Se eu pudesse nunca punha os meus pés num supermercado. Adoro o comércio tradicional, as lojas de rua, as pessoas do bairro. Adoro mercearias e frutarias e todas as suas cores e cheiros. E a qualidade dos frescos nunca tem comparação. Normalmente, tudo o que é fruta e legumes compro na Loja da Amélia (sitio aliás já muitas vezes aqui falado e até alvo de uma reportagem do Jornal Expresso). E o pão, senhores? Uma maravilha.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

O estado do nosso país (3 em 1)

No início desta semana, o meu marido regressa a casa depois de mais uma visita à mãe, que continua internada, já há duas semanas, e diz: Afinal, parece que a minha mãe não tem nenhuma vertebra partida? Oi? Então a senhora passa o Natal imobilizada, no Hospital e agora vêm dizer que afinal foi um engano. Hum??? Dá medo. Quero acreditar que há uma boa razão nisto tudo.

Hoje, pouco passavam das oito da manhã e liga-me o meu marido a avisar de um radar numa "espécie" de via rápida aqui de Mafra. Tem duas faixas, é uma recta sem qualquer passadeira, não tem sinais e deveria servir para se andar um pouco mais depressa. Mas não. Hoje estavam a multar com 300 euros quem ultrapassasse os 50 km/h. O meu marido foi, pois claro, um dos escolhidos para ajudar o país nesta altura má. Quando desligo o telefone, a minha filha mais crescida que estava atenta à conversa diz: Os polícias se andassem atrás dos ladrões em vez de multar, não faziam melhor? Pois é, parece que uma mente de 5 anos é mais esperta que muitas de 50.

Entretanto, eu hoje passei a manhã inteira na Emel, na Pinheiro Chagas, para NADA. Por causa de uma multa de Abril de 2010 em que eu tinha pago parquímetro. Quem me atendeu ficou de boca aberta. Foi falar com a colega que também ficou. E andamos todos assim, com cara de parvos, a ver o tempo a passar. Às tantas e depois da senhora me ter dito que tinha que enviar nova carta registada para a morada XPTO, eu pergunto: Mas o que fazem vocês aqui se não podem resolver isto? Aqui só estamos para cobrar multas. Muito bem. Muito bem, mesmo.
É o país que temos.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Quero, logo trabalho V


Sim, eu sei que 2012 não vai ser para grandes feitos, mas nada me impede de sonhar, certo? O trabalhar para sobreviver não me serve, gosto de ter mais ambição. Só assim fico mais motivada. E viajar é das coisas que mais prazer me dá. Ainda não fui a Nova Iorque e quero tanto ir. E é daquelas viagens que gostava de fazer nesta altura do ano, antes do Natal, porque na Passagem de Ano já me cheira a confusão a mais para o meu nariz. Ora, se quero, toca a trabalhar e a pôr umas moedinhas de parte... vamos lá!!!

Conto de Natal para duas princesas e um pirata


Este ano, pela primeira vez, fizemos uma peça de teatro depois do jantar da consoada e antes das 12 badaladas. Os miúdos adoraram a pequena história que eu escrevi e foi muito bom trabalhar nisto, tanto nos ensaios em casa, como na noite em apresentação oficial!!
E o texto dizia assim:

Conto de Natal para duas Princesas e um Pirata


A noite estava fria, mas a Princesa Carolina, Branca de Neve
como era mais conhecida, não sentia frio nenhum. Ela estava a limpar a casa. Já
tinha arrumado a roupa e lavado a loiça e agora limpava o pó ao mesmo tempo que
cantava uma canção.

“A todos um bom Natal, a todos um bom Natal... que seja um
bom Natal para todos nós...”
Ela queria ter tudo limpo para a noite de Natal ser
perfeita, para ela e para os seus irmãos: o pirata Francisco, mais conhecido pelo
Kiko Salpico e a Princesa Matilde, a que todos chamavam Cinderela.

O Kiko Salpico entra em casa de rompante e com ele traz um
tesouro, ou não fosse ele um pirata. Lá dentro tinha todas as guloseimas que
podemos imaginar: chocolate, rebuçados, chupa-chupas, mas também amendoins,
avelãs, amêndoas, pinhões e pistácio.

“Isto é meu”, disse logo o Pirata Francisco, assim que
entrou em casa.
A Cinderela que não percebia o que o pirata dizia,
agarrou-se logo ao tesouro, mas o Kiko Salpico, tirou-lhe o tesouro muito
depressa e começou a comer tudo sem dar nada a ninguém. A Cinderela ficou a
choramingar, a Branca de Neve ralhou com o pirata.

“Isso é muito feio, Kiko! Não sabes que devemos partilhar”
Mas o pirata Francisco não queria saber e continuava a
comer... a comer... a comer. E a barriga dele começou a crescer... a crescer...
a crescer...
“Ai que estou mal disposto. Ai que já não posso... Quem me
ajuda? Quem me ajuda?” Gritava o Pirata.

A Cinderela ainda chorava mais alto. Não só não tinha tido
direito a comer nada, como agora o Pirata estava a chorar e ele odiava ver
algum dos irmãos a chorar. Parecia uma doença, ficava contagiada.

A Branca de Neve abraçou a Cinderela, ao mesmo tempo que
tentava acalmar o Kiko Salpico.
“Calma, já vai passar” - Dizia. A mana vai fazer-te um chá e
já vais ficar bom.
“Nunca mais como guloseimas”, continuava a chorar o Pirata
Francisco.
Quando acabou de beber o chá, o Francisco já se sentia muito
melhor e já não chorava.
“Aprendeste uma lição hoje, Kiko. Não devemos comer os doces
todos. Devemos sempre partilhar. Comer muitos doces faz dores de barriga e não
dar, faz os outros chorar”. Repreendia a Carolina, muito certa e sabida.

“Não volto a fazer, mana Nina. A partir de agora vou sempre
partilhar”.
Para celebrar a Branca de Neve levantou-se e foi também ela
buscar um tesouro. O tesouro das Princesas de dentes brilhantes. Lá dentro
muita fruta e pratos e talheres para poder dividir.
E assim, os três manos tiveram um Natal muito feliz. Com
guloseimas fora do nariz e fruta para crescerem saudáveis. Quando olharam para
o relógio, os três irmãos viram que já era meia-noite. Como o tempo tinha
passado depressa. Sem mais demoras, os três desembrulharam as prendas dadas
pelo grande e barrigudo senhor das Barbas Brancas.
Sabem quem é?

Sim, nós podemos mudar o mundo VII


Cada um dos meus três filhotes teve no seu sapatinho um cachecol solidário. Eu fiquei contente e eles também. A Campanha da Cruz Vermelha é conhecida de todos, muito pelo excelente trabalho da Rádio Comercial, e depois da entrevista da responsável do projecto em que mostrava que às vezes era mesmo o nosso vizinho do lado, com quem nos cruzamos todos os dias dizendo apenas um simples "Bom dia", a precisar, acho que ninguém ficou indiferente. Cá em casa, pelo menos, todos ficámos a pensar no assunto. E, de facto, assim, não custa mesmo ajudar. Obrigada mãe por teres provacado sorrisos aqui dentro de casa e fora dela também!

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Pedaços do meu Natal II








Gosto tanto do Natal, tanto. Dos doces, dos presentes, da família reunida, da mesa bem posta, da casa quentinha, dos miudos eufóricos com tudo. É tão bom... As crianças trouxeram da escola presentes feitos por eles maravilhosos que nos enchem o coração, sem qualquer esforço. Cá em casa tiveram tudo, e mais alguma coisa do que pediram. Fizemos, pela primeira vez, uma peça de teatro e rimos muito: quem fez e quem viu. Comemos muito. Hoje, a mesa continua posta, com doces e queijos e tudo e tudo e tudo. Os miúdos brincam de pijama, como eu também gostava de andar por estes dias, a descobrir tudo dos brinquedos novos. O Pai Natal só se esqueceu de trazer um anexo para acrescentar à casa, tal é a tralha por estas bandas...

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Pedaços do meu Natal


O Natal quer-se assim, com mãos pequeninas. Com calor dentro de casa. Cheiro a bolos no forno. Gargalhadas e correrias deles os três pela casa fora. O Natal quer-se quente e por vezes, a grande, grande maioria das vezes, esse calor vem das coisas mais pequeninas, mais simples, que dão um toque de magia a estes dias... Feliz Natal!

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

E por falar em correio

E não é que a carta da Emel é uma multa relativa a Abril de 2010 e ainda por cima sem qualquer razão de ser. Acho que na altura contei aqui o episódio. Aconteceu quando o meu piolho (na altura o filho mais novo, hoje o do meio) esteve internado e em tratamento no Hospital da Estefânia. Num dos dias de tratamento, estacionei, tirei o papelito do parquimetro e coloquei à frente no carro, mas ao abrir a mala para tirar o carrinho de bebé, aquilo deve ter feito corrente de ar e virou-me o papel ao contrário. Quando chego ao carro tinha lá um funcionário da Emel a passar a multa. Fiquei estupefacta, sabia que tinha garantida mais uma hora, no minimo. Mas afinal, o papel estava ao contrário. Abri logo o carro e mostrei-lhe, mas o senhor autuante, como são designados, disse que agora já nada podia fazer, que eu escrevesse uma carta à Emel a explicar a situação e com a cópia do parquimetro que tudo se rescolveria sem problema. E parecia que tinha sido assim, até ontem, dia em que chegou uma multa de 30 euros por não ter pago estacionamento, numa área taxada. Isto é gozar, não é? Um ano e oito meses depois? Mas acham que eu agora tenho o papel??? Estou que nem posso...

Na volta do correio

Hoje, enquanto estive reunida com a educadora da cria mais crescida (especie de avaliação do primeiro periodo), ela, a cria C esteve a escrever postais de Natal. Escrever sim, que em todos põe o nome dela e dos irmãos e faz votos de "Feliz Natal". A educadora ficou espantada com o facto de ainda escrevermos postais de Natal e o espanto contagiou-se às outras mães que entretanto chegavam e saiam das respectivas reuniões. Todos acharam graça, mas todos perguntaram insistentemente se iamos mesmo pôr aquilo no correio, pagar selo, etc, etc. E fomos, como aliás fazemos todos os anos e garanto que gastei à volta de um euro. Um euro para pôr uns tantos postais no correio (incuindo o do Pai Natal). Não faço ideia a quanto é que sai um sms, enviado de empreitada para toda a gente, igual, de forma sistemática e sem qualquer sentimento. Prefiro de longe o calor que um postal traz. Um postal de Natal com desenhos puros e toscamente escrito por uma criança que ainda não anda na Primária, mas que faz questão de assinar em nome dela e dos manos. Isto sim é Natal e eu faço tudo para os sentimentos não se diluam nesta enxurrada tecnológica que tem tanto de implacável como de fria. O Natal quer-se quente...

hum....!


Hoje, ao almoço fui ali num instante até ao México. Foi um almoço só de mulherada, porque uma de nós decidiu mudar de vida e ir viver para longe. E as margaritas?! Hum, estavam mesmo, mesmo boas! Até me esqueci que estou a antibiótico!

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Pode sempre piorar

Uma coisa que o tempo me tem ensinado é que na vida, por pior que possam parecer as coisas hoje, podem sempre piorar amanhã. No amor, no trabalho, enfim, em tudo. O que prova que afinal, ontem, que é hoje, as coisas não estavam assim tão más e que nós, temos muito, mas muito mais resistência do que pensamos. Na quarta-feira cheguei do médico com a notícia de que tinha uma pneumonia. Descanso era obrigatório, mas dificil, com três crianças. Mas pior ficou, quando no dia seguinte, o meu marido telefona e conta que a mãe foi hospitalizada. Para além de tudo o que isso implica emocionalmente, a verdade é que na semana em que mais precisei de ajuda, por não estar mesmo bem fisicamente, ele chegou sempre tardissimo a casa, porque depois do trabalho rumava ao hospital. A minha sogra continua internada e deve continuar por um bom tempo, o que nesta altura do Natal torna tudo ainda mais dificil. Hoje fui ao dentista e passei um dia fantástico com a minha filhota mais crescida que foi, também ela, e pela primeira vez, ao dentista. Chego a casa e tenho na caixa de correio uma carta registada da EMEL. Hum????? Mas quando é que eu me portei mal? Não estou mesmo a ver. Deve ser alguma coisa de há 4 anos atrás... Sei lá, não faço mesmo a minima ideia. Amanhã, lá vou ver direita aos correios, para deixar postais de boas-festas e trazer um presente para casa. Espero que nada muito pesado, por favor. Enfim, estava aqui a pensar, que se calhar era bom eu embrulhar-me numa folhinha de amoreira e deixar-me ficar num catinho de uma caixa de sapatos devidamente esburacada, à espera da Primavera... à espera que a tempestade passe.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Chás, para que vos quero?!


Quem me conhece sabe que eu sou assim: aproveito sempre para tirar o melhor partido de tudo, seja em que situação for. E desta, por que estou a passar, já tirei proveito também. Disse-me a minha amiga M (outro M que não repete nenhum dos referidos no post anterior. E agora que falo disso, vejo também que sou casada com outro M e tenho uma filha M em casa e continuo sem repetir nomes...!), há precisamente uma semana, que o Chá de Flor de Sabugueiro é óptimo para as constipações, que faz soltar a expectoração, que alivia e tudo e tudo e tudo. E é bem verdade. Em conversa contou-me também uma receita ao que parece infalível para não deixar entrar a gripe no corpinho: Chá de flor de sabugueiro+chá de perpétuas roxas+casca de cebola. Hoje, fui comprar o chá de perpétuas roxas e a senhora que me vendeu garantiu-me que faz mesmo bem. Não gosto de tomar medicamentos, só em último caso, como o de agora, com um antibiótico para matar a pneumonia. Em contrapartida, adoro beber chá, embora seja muito clássica e ande sempre à volta do tradicional chá preto. M, a verdade é que o chá de flor de sabugueiro é muito saboroso. Gosto, mesmo e estou cliente. Agora, e até ao Verão, é a beber chá que me vou protegendo... ora se é! Se estiver por aí alguém com o pingo no nariz, experimentai, por favor. Podem confiar!

Coincidências

Hoje, tenho que fazer três telefonemas de aniversário. 3 Pessoas minhas queridas fazem anos e todas elas, embora com nomes diferentes, têm o nome começado por M. Achei piada! Parabéns M, M e M!!!

sábado, 17 de dezembro de 2011

Cesária também é isto


Não conheço particularmente bem a discografia de Cesária Évora. Mas sempre simpatizei com o seu rosto. Hoje, no dia em que partiu fiquei a conhecer esta música. Lindíssima. Ela partiu, a voz fica para sempre.

Dentes

No mesmo dia em que a cria mais crescida deixou cair o quarto dente, a mais nova viu cá fora o oitavo. E a Fada do Dente, que sabe tão bem como eu que estou com uma pneumonia, eu diria até que nós as duas somos almas gémeas, não faltou e deixou um presentinho debaixo da almofada do C. Ainda bem que quem inventou esta história da Fadinha dos dentes só se lembrou dos que caem, porque se a raça da fada viesse cá a casa sempre que nasce um dente, eu já estava na penuria...

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Hoje, ao lanche


Estou a tentar, dentro dos possíveis, manter a minha vida normal, aparentemente, ao olhar dos meus filhos. A mais crescida sabe que estou doente (e já a apanhei a falar sozinha dizendo que era muito grave porque os pulmões estão dentro do corpo!): não fui à natação com ela toda a semana, para evitar as mudanças de temperatura, não tenho tido fôlego para ler as histórias à noite e amanhã não vou ao circo, vão só com o pai. O meu médico não deixa e eu, acima de tudo, quero proteger-me para termos uma boa noite de Natal. Mas, há pouco, quando a fui buscar à escola ela lá voltou a pedir para ir comer um cupcake, anda ao tempo a pedir. E como é só atravessar a estrada, junto à escola, lá fomos as duas lanchar. E ela dançou, rodopiou, cantarolou. Estava tão feliz. E isto para mim, é Natal!

Sim, nós podemos mudar o mundo VI


Hoje, antes de entrar no consultório do médico para avaliar a evolução da minha pneumonia, dei um salto ao IKEA. Fica tudo muito perto, por isso não fiz uma grande volta. Nem posso, que a ordem é para estar o mais resguardada possível. Mas, já que estava na rua, fui resolver alguns presentes de Natal. Estar com pneumonia é mau 365 dias num ano, mas nesta altura do Natal consegue ser ainda pior. Mas adiante, no IKEA fiz algumas compras de Natal e ao mesmo tempo ajudei crianças carenciadas no mundo. A loja, em parceria com a UNICEF tem em curso uma campanha em que por cada peluche vendido doa um euro para a educação dessas crainças fragilizadas. Mais do que isso, a IKEA sugere a compra de dois peluches para deixar um para ser entregue a crianças hospitalizadas. Eu comprei hoje dois. Garanto que só gastei quatro euros, em ambos. E vocês, quantos vão comprar?

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

E a Ivete não podia faltar

Fica uma pessoa doente e perde mil e uma informações que gosta de partilhar. O Rock in Rio já tem fechado um dia de festival e como sempre conta a com a presença de uma das cantoras brasileiras mais contagiantes de sempre: Ivete Sangalo, que aliás tem marcado presença no evento desde que veio para Lisboa. Então, o Palco Mundo recebe no dia 1 de Junho, o Dia Mundial da Criança: Lenny Kravitz, Maroon 5, Ivete Sangalo e os portugueses Expensive Soul. Os bilhetes estão à venda a partir de amanhã, 16 de Dezembro. É de ter em conta que até ao final do ano, os bilhetes diários do Rock in Rio custam 58 euros, e que a partir de 1 de Janeiro, pelo aumento do Iva, passam a valer 61 euros.

O Natal de Bryan Adams


Bryan Adams, que foi um dos meus idolos de infância (ouvia os discos dele em modo repeat por volta dos meus 12 anos, tenho que confessar), fez este video em que aparece pequenino, junto do irmão e restante família, no Canadá de 1961. Um boa forma de desejar a todos um Feliz Natal! E nós, mais que não seja, ficámos a ganhar uma nova canção de Natal! Eu gosto.

Pneumonia

Evidentemente, a pontada nas costas teria que ter um significado. Evidentemente, quatro semanas constipada e cheia de tosse teriam que dar num resultado menos bom. Estou com pneumonia, pois claro. Estou em casa e a coisa não está fácil. O cansaço é tremento, mas a boa disposição continua. Para a próxima semana esterei nova! Amanhã vou novamente ao médico para ver a evolução do caso. Para já: descanso e muita medicação, a horas certas...

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Pensamento do dia

Quando nasceu o meu segundo filho descobri que tinha mão esquerda e quando veio o terceiro percebi o quanto consigo ser habilidosa com os pés. E quando estou doente percebo que tenho muito mais resistência do que alguma vez imaginei. Tenho uma pontada nas costas que nem vos digo nada, apareceu ontem ao fim de quatro semanas de constipação e tosse de bradar aos céus. Mas porque hoje e amanhã são as festas de Natal dos três, do meu forno já sairam 40 queques e está quase pronta uma quiche, para além das mega-tigelas de pipocas que os miúdos fazem desaparecer num ápice. Se pensarmos que isto é apenas um extra a uma vida a cinco, cheia de roupa para tratar, banhos para dar e jantares para fazer, percebemos como o ser humano é uma máquina incrivel... até um dia.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

FDS dedicado à costura



Estava tão pobrezinha a porta da sala da C, na escolinha. Tinha apenas um desenho, duas crianças com um gorro de pai natal e uma estrela numa das mãos. Precisava de mais alguma coisa. Uma coisa diferente, que chamasse a atenção, precisamente por ser diferente. E foi por isso que eu e a C nos dedicámos à costura este fim-de-semana. Sem gastarmos nada (tenho trapilho aos montes lá em casa) e com uma atitude muito ecológica, transformamos as capsulas de cafe, numa original grinalda de sinos para fazer o contorno da porta. E, hoje, os miúdos adoraram quando a C ofereceu o presente à Educadora. E nós as duas ficámos felizes. Afinal de contas não sou voluntária, de forma institucional e rigorosa, mas gosto de me envolver em muitas causas, especialmente enquandradas no ambiente dos meus filhos, sem ter nada em troca a não ser sorridos. E a sala ficou muito mais rica.

(A foto foi tirada ontem à noite, quando terminei de coser os sininhos e testei a ideia na minha porta da entrada)

Sabe tão bem



Finalizar tardes de domingo frias lá fora, bem quentes dentro de casa. E estarmos todos, os cinco, a brincar no chão com o mesmo: uma pista de comboios, que foi prenda para o F no Natal passado...

sábado, 10 de dezembro de 2011

E com o tempo assim, o que apetece?


Enfiar-nos na cozinha com os miúdos, pois claro! Depois de uma ida rápida ao supermercado, eu e eles os três, voltámos para casa e pusemos a mão na massa. Não há nada mais simples de fazer com as crianças do que cozinhar queques. São ultra-rápidos de fazer e ainda mais rápidos de comer. Fizemos uns com papelotes, para dar outra graça à massa simples, e metade são de chocolate... E, em 30 minutos, ficámos com a casa mais quetinha e com o cheiro maravilhoso de bolo acabado de fazer! Foi, sem dúvida, um feliz início de fim-de-semana.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Mas o que é isto?

Estava a fazer uma pesquisa de contactos para um trabalho sobre os Circos nesta quadra natalícia e encontrei esta pérola que não resisto em partilhar. Ora vejam:

O INTERNACIONAL CIRCO ROYAL ESTE ANO ENCONTRASE ESTALADO EM CORROIOS JUNTO AS PEXINAS MUNICIPAIS PARA A EPOCA NATALICIA COM UMA COMPANHIA INTERNACIONAL E MUINTAS ATRASOES PARA ESTA EPOCA .. FASEMOS PROMOSOES EXPECIAS DURANTE O MENS DE NATAL PREPARE JA A SUA FESTA DE NATAL ..PRESOS EXPECIAIS PARA ENPRESAS E PARA O PUBLICO EM GERAL .........DE SENGUDA A KINTA FEIRA O ADULTO PAGA SO 7 EUROS E A CRIANSA 3 EUROS ...SEXTAS FEIRAS A CRIANSA SERA GRATIS DESDE KE VENHA ACOMPANHADA COM UM ADULTO FASA JA A SUA RESERVA PELO TELEFONE

Confiram em http://corroios.olx.pt/internacional-circo-royal-iid-15741871

Sim, nós podemos mudar o Mundo V




Ontem, quando fiz parte das minhas compras de Natal tive a bela surpresa de conhecer alguns elementos da Associação Nova Dimensão. Até aqui, nunca tinha ouvido falar sobre esta associação, mas através da Joana e do Tiago, dois voluntários com uma forma extraordinária de expor o seu trabalho, fiquei a saber, por exemplo, que actuam em muitas frentes de norte a sul de Portugal e no estrangeiro. Todas as semanas oferecem refeições quentes aos sem-abrigo de Lisboa. Distribuem material escolar junto de crianças de famílias carenciadas. Aceitam roupa e distribuem por quem necessita. E onde é que os encontrei? A fazer embrulhos das compras efectuadas na “Toy'r'us”. Ou seja quem ali está, não é contratado pela loja. São voluntários da AND que ao mesmo tempo que fazem embrulhos e bem dão a conhecer o seu espírito de missão humanitária. Na bancada têm DVD's, CD-Rooms e livros para incentivar a um donativo. Gostei tanto deles e simpatizei tanto com este livro, que comprei. E gostei sobretudo porque não estavam ali a pedir nada, assim, daquela forma mais descarada, estavam realmente a trabalhar, de graça, só para passarem a palavra. E com 7 euros eu ajudei também! Eles permanecem ali até dia 24 de Dezembro, para o caso de algum de vocês querer ajudar também. (Quem quiser saber mais sobre a associação, pode ir aqui http://and-pt.org/)

Bar de S. Lourenço é "child friendly"!!




Ontem, à semelhança do que fazemos na grande maioria dos fins de semana e feriados, lá fomos nós almoçar ao Bar da Praia de S. Lourenço. Um espaço, aliás, que já aqui fiz referência por ter aberto este Verão, sob a responsabilidade de quem tem o Bar de Ribeira d'Ilhas. É muito agradável para uma refeição ligeira, há sempre um prato do dia, hamburgueres, tostas, muito boas por sinal, e demais produtos salgados e doces. E agora, desde os primeiros dias de Dezembro tem uma coisa importantíssima para quem tem gente pequena: um espaço para os miúdos brincarem. Uma mesa com lápis e cadernos de colorir, brinqueos, jogos... Enfim, dizer-vos que ali, em vez de termos os miúdos a enfiarem-nos brinquedos pela sopa dentro, à mesa, os gaiatos podem comer primeiro e ficar seguros num cantinho a brincar, deixando espaço para os pais comerem depois, sossegados como convém também!

Experimentem passar por lá um dia destes, nem que seja para beber um cafezinho de olhos postos no mar. Os miúdos vão gostar...


quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

MÁRCIA "A pele que há em mim"


Portugal é de facto um país com muitos talentos. Esta canção é belíssima. Não me perguntem porquêm, mas encontro aqui qualquer coisa de Elis Regina. Gosto. E gosto do video também.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Um lugar na Patagónia

Hoje, na ronda dos trabalhos sobre o Natal, pergunto a uma figura pública nacional:
"E qual foi o melhor presente que recebeu alguma vez no Natal?"
"Um terreno na Patagónia."
... pois é... no mínimo original!

Orgulho



Um orgulho enorme em ter participado com ela neste projecto conjunto de toda a escola. Um orgulho transbordante da parte dela em ter ali o seu Rei Mago, nesta verdadeira Aldeia Presépio, feita única e exclusivamente de materiais reciclado e recicláveis. O Nosso Rei Mago teve por base uma garrafa de plástico de meio litro. Vestimo-lo com páginas de catálogos de supermercados. A cabeça é feita com uma capsula de café e para a coroa servimo-nos de uma parte de uma covete de ovos. A fotografia não faz a verdadeira justiça a este projecto que ocupa o átrio central da escola. Cada sala fez o seu presépio, mas todos juntos fazem uma brilhante aldeia, com muitas vaquinhas, muitas ovelhas, muitos José e muitas Marias! Está muito, mas mesmo muito bonito.



(E vocês já carecas de saber que deliro com estes trabalhos das escolinhas!)

Um Natal Marreta




Fazem parte da minha infância e eu gosto tanto deles. Os Marretas vão estar no grande ecrã em Fevereiro, mas já estão aqui a desejar um Feliz Natal...




E não estão tão lindos?!!




(Parece que nos EUA fizeram um sucesso num programa especial com a Primeira Dama Michelle Obama!)

sábado, 3 de dezembro de 2011

Até Greve!

A criatura mais crescida é incapaz de estar à mesa sem ter como companhia papeis, canetas e lápis. Ou faz desenhos, ou escreve os nomes da família inteira, ou faz hipotéticos convites para a sua festa de anos, mesmo que falte um ano para a data! Hoje, além disso tudo, ainda decidiu inventar e escreveu. Escreveu uma série de letras e pediu para lhe lermos. Não dava, porque não fazia sentido e vai daí que se prontificou a traduzir e disse:
- Gosto de ti até ao Espaço, gosto de ti até à Lua. Quero ver-te em greve!...

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Xutos no dia de Springsteen

Ora, parece que amanhã começa a venda de bilhetes para o dia de Bruce Springsteen, no Festival Rock in Rio. Toca a correr, toca a correr, antes que esgote. É dia 3 de Junho. E agora acabo de saber que também nesse dia vão tocar os Xutos e Pontapés que eu gosto tanto... Quer-me cá parecer que dia 3 de Junho vai ser o meu dia D no Parque da Bela Vista...

Sim, porque



Em minha casa já é Natal!

“Um Natal Perfeito” e um feriado também!

Eu e a minha filha mais crescida somos verdadeiras fãs dos filmes da Barbie. Da “Polegarzinha”, em que a boneca mais famosa do mundo praticamente não entra, servindo apenas como narrador, às “Três Mosqueiteiras” que reinventaram um velho clássico, à “Vida de Sereia”, em que veste a pela de surfista ou ao fashion “Barbie Magia e Moda”, nós as duas vemos os filmes vezes sem conta. E de todas as vezes que vejo, fico abismada com os movimentos das personagens. É tudo tão real, que às vezes me esqueço que a Barbie não existe, é uma boneca, não parte de uma mulher qualquer. Ontem fomos, como adiantei aqui, assistir à antestreia de “Um natal perfeito”. Um filme terno que mostra às miúdas que o Natal é algo que vem de dentro. Não importa onde estamos a passar a consoada, não importa que presentes vão estar no sapatinho. Importa sim, quem está connosco, os amor que nos é dado e a alegria de partilhá-lo. Gostei, claro. Na minha infância brinquei com Barbies e ainda as tenho, agora já à mercê da petizada lá de casa. Gosto do requinte da Barbie. Da elegância. Do bom gosto. E gostei deste novo filme de Natal. E se a Barbie andou a preparar Um Natal Perfeito, eu diria que também não podíamos ter começado melhor o mês de Natal, com uma ida ao cinema, um almoço na praia e a árdua e sempre inigualável tarefa familiar de fazer a árvore de Natal ao cair da noite. Se calhar por ter sido o último primeiro de Dezembro feriado, não sei, este foi o mais perfeito de sempre!!