segunda-feira, 7 de março de 2011

Carnaval: o melhor de sempre até ver


Se não fosse pela qualidade do ensino, pelas pessoas fantásticas que conhecemos e que agora fazem parte das nossas vidas, pela qualidade de vida, que de facto aumentou, só por este Carnaval já teria valido a pena mudar os miúdos de escola, para aqui para o lado, para onde decidimos morar e onde agora, efectivamente, vivemos.
Este foi sem dúvida o melhor Carnaval de sempre: ele foi duas máscaras para cada um (princesa e enfermeira para ela, príncipe e vaquinha para ele); ele foi um desfile imenso, temático, bem conseguido, pelas ruas da vila, não uma passeata pelas redondezas da escola, mas um cortejo com direito a bombos, com muita gente a aplaudir e todos os meninos orgulhosos a acenar; ele foi brincadeiras na rua (este ano o S. Pedro também ajudou, apesar da instabilidade); ele foi uma ida ao McDonalds, ao Starbucks, lanches aqui e ali sempre com os amiguinhos da escola por perto. Lançámos muitas serpentinas, gastámos dois sacos de papelinhos, espalhámos sorrisos e gerámos muitas e muitas gargalhadas. Amanhã é o sexto dia de máscaras, os festejos começaram na quinta-feira e só não dormiram mascarados porque eu não deixei, mas de resto foi do princípio ao fim do dia trajados a rigor e com maquilhagem a condizer. Amanhã é terça-feira de Carnaval e espero que termine em beleza todo este aparato. Que ela continue a rodopiar no seu vestido de sonho, azul, e com isso a levá-lo a bater palmas. Que ela continue a espalhar pensos rápidos por todos cá de casa, que ninguém escapou à sua veia curandeira. Que ele continue de boca aberta a olhar para todos os mascarados que encontra a cada esquina…
E pensar que eu, ainda criança, cheguei a passar Carnavais, em Lisboa, em que não via um único mascarado na rua. Não gosto de balões de água nem de brincadeiras parvas, mas estou rendida a esta alegria da pequenada que traz para a rua a força total da sua fantasia.
Carnaval é isto.

Nenhum comentário: