quarta-feira, 7 de julho de 2010

Felicidade em lista de afazeres



Já o disse vezes sem conta aqui e quem me conhece sabe que é verdade: não sou de livros de auto-ajuda. Aquelas coisas do género “como salvar o seu casamento em cinco passos” ou “como alcançar o sucesso profissional numa semana” comigo não vingavam. Não sei se pelas revistas da adolescência, com as dicas rídiculas que conquistar o rapaz dos nossos sonhos, ou de nos tornarmos na rapariga mais famosa do liceu, ou porque me está no sangue, habituei-me a etiquetar todo este estilo de livros com “inútil”. No entanto, aqui há dias aterrou na minha mesa de trabalho este “Projecto Felicidade” e porque podia muito bem ter sido escrito por mim, porque me identifico com esta ideia de que a vida é veloz e há que fazer de tudo para a aproveitar ao máximo, decidi abri-lo e vou lendo-o. Não o leio todos os dias, não é um romance que ande desesperada por saber o final. É um livro engraçado e com humor que nos mostra o caminho de uma rapariga igual a todas as outras que decide pôr em marcha um projecto de vida para ser mais feliz. Identificar o que é que gosta realmente, o que quer ser, como quer ser vista. E eu acho que, secretamente, todos já tentámos pôr o nosso projecto felicidade em pé, dando-lhe outro nome, fazendo listas de objectivos a cada inicio de ano ou depois de cada festa de aniversário. Acima de tudo tenho-me identificado e divertido e isso já é bom. Ainda para mais o livro nasceu num blogue e eu sou assumidamente fã de blogues: pela falta de editores, pela liberdade certa de escrita. A edição é da Casa das Letras.

Nenhum comentário: