quarta-feira, 4 de novembro de 2009

"Amália" há um mês a (reen)cantar Lisboa


É grandiosa a exposição como tão grandiosa foi a vida da cantora que para sempre levou os sentimentos lusos ao mundo inteiro. "Amália - Coração Independente" recorda a fadista, a voz, a imagem, a personalidade, a mulher e a vida toda ela de Amália Rodrigues. Patente no Museu da Electricidade e no Museu Colecção Berardo, a exposição abraça o Tejo, tal como Amália abraçou sempre o povo português. Composta por muitas e lindíssimas fotografias, capas de discos, vestidos, jóias, toda a exposição é acompanhada pelo som, pela voz inconfundível de Amália. Canções de ontem que ainda hoje fazem eco, até mesmo em gerações que provavelmente nunca viram Amália em palco. Talvez por estarem em movimento, as fotografias e os vestidos giram em plataformas circulares, talvez pela banda sonora obrigatoriamente presente, sentimo-nos ali junto a Amália, como se a pudessemos cumprimentar e finalmente conhecê-la, como qualquer um de nos gostaria de ter feito. Dos textos que acompanham a mostra, fala-se invariavelmente em "glamour", em "mulher misteriosa", em alma "mitica". Esta fotografia que publico tem tudo isso. Acho que só uma mulher assim, que gostava de ser quer era, que estava de bem com a vida e com ela própria, conseguia transportar toda aquela áurea. E "Coração Independente" é um nome que lhe fica tão bem...

Quer no Museu da Electricidade, quer do outro lado da estrada, no Museu Colecção Berardo, no CCB, a entrada é gratuita, logo não há desculpa para não passar por lá e não escolha só um dos espaços para visitar porque corre o risco de sair de lá com a sensação de que muito mais queria conhecer.

A exposição, inaugurada a 6 de Outubro, data em que se assinalou os 10 anos sobre a morte de Amália, está patente até Fevereiro do próximo ano. O Museu Berardo está aberto todos os dias, enquanto que o Museu da Electricidade descansa às segundas-feiras.
Agora que o Outono/Inverno está definitivamente instalado não fique em casa, com medo do frio. Há bons motivos para pôr o pé na rua, mesmo quando está a chover.

Nenhum comentário: