sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

“7 anos de mau sexo” – o livro de que se fala


A capa refere como que em nota de rodapé “*Crónicas constrangedoras ilustradas por Mónica Catalá”, pois eu acrescentaria, magnificamente ilustradas, porque se os textos são muito divertidos, porque são, os bonecos que os acompanham não podiam ser melhor. Têm assim um ar a atirar para o sádico, como se nos piscassem os olhos para a malandrice! Ana Anes, que já passou por vários meios de comunicação social, como o Independente ou Correio da Manhã, aventura-se agora numa faceta literária, mas sempre com o mesmo tom: a irreverência. Diz não ter medo da ousadia e isso mesmo é reflectido neste livro em que alguns gostavam de colocar uma bolinha encarnada no topo superior direito. Organizado de forma crescente “Crónicas de 1 malagueta”, Crónicas de 2 malaguetas” e “Crónicas de 3 malaguetas”, “Sete anos de Mau Sexo” diz tudo aquilo que já nos passou pela cabeça, mas que optámos por não deixar escapar pela boca. Deixo-vos apenas o título de algumas crónicas para terem uma ideia: “O rabiosque do Dr. Portas”, “Os Homens e os minetes”, “Sexo e extensões não obrigada” ou “A questão pós-coital”. Confesso alguns deles não tive coragem de escrever aqui!! Mas, enfim, acho que com estes títulos dá para ter uma ideia do que aquelas palavras nos dizem. O livro é pequeno, muito jeitosinho (!) para ter sempre à mão, trazer na mala, deixar na mesinha de cabeceira. Não só nos ajuda a dormir melhor, bem mais divertidas, como pode ter alguns conselhos para quem está a dormir ao nosso lado! A maior parte das crónicas aqui reunidas já foram publicadas em várias publicações, como “O Independente”, “O Destake” ou a “Maxmen”. Ainda só consegui ler meia dúzia, mas não acredito de ter acertado em cheio nas melhores…
O livro tem prefácio de João Pereira Coutinho e pertence à colecção “Pecado Original” da Guerra & Paz. O preço recomendado é de 13,30 euros.
O meu muito obrigada à Tânia Raposo, da editora Guerra & Paz que, depois de eu ter faltado à apresentação oficial do livro, que decorreu na semana do Carnaval em Lisboa, não deixou de me enviar um exemplar aqui para a redacção.

Nenhum comentário: