sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Abóboras de todos os tamanhos e feitios


Até ao início de Janeiro, o Museu da Cidade, no Campo Grande, tem patente a engraçada e original exposição “O B.I. da Abóbora”. Uma mostra promovida pela Associação As Idades dos Sabores, que quer implantar o Museu das Artes Culinárias em Portugal, e que nos conta muitos segredos relacionados com aquele tão familiar tubérculo. De entrada gratuita, a exposição é muito pequena, mas muito rica. Tem artigos dos mais variados cantos do mundo, como cantis de cabaça da América Latina e de países africanos, como até cachimbos muito ao estilo de Sherlock Holmes, feitos com pontas de cabaça. Com exemplares de abóboras de todos os tamanhos e feitios (alguns deles que se não tivesse visto não acreditava que fossem abóboras verdadeiras), a exposição tenta alargar-nos as vistas além daquilo que vemos quotidianamente. Mais: a exposição mostra-nos iguarias que nunca julgávamos serem feitas com abóbora, como o Chouriço de cabaça. Muito atractiva visualmente, esta exposição esta guarnecida com guloseimas da época, onde não falta o Bolo Rei e as Azevias de Chila. Eu fui lá hoje fazer uma reportagem e gostei muito do que vi. Acima de tudo, da originalidade do tema e do espírito empreendedor de quem está a organizá-la. Acho este, um óptimo pretexto para voltar ao Museu da Cidade, um espaço que me devolve a mim sempre a ideia de entrar no campo, em plena cidade de Lisboa, com a Segunda Circular ali colada. A exposição pode ser visitada até dia 6 de Janeiro, de terça a domingo, das 10 às 13 e das 14 às 18 horas.

Nenhum comentário: